Saturday, October 01, 2016

Sobre a A L H I E N A Ç Ã O.

É isso mesmo. Você não leu errado. Acrescentei um H ao termo para com esse neologismo expressar algumas ideias sobre a atual conjuntura.

Por que ALHIENAÇÃO?

Ato ou conduta de se comportar conforme uma hiena.

Faço uma associação a uma das mais interessantes criaturas do reino animal. A HIENA. Realizando uma pesquisa superficial sobre esse animal, nota-se como é potencial a metáfora entre esse ser e alguns de nós, humanos.

Em geral, a Hiena traz consigo um arsenal de recursos biológicos que a torna uma criatura temível no reino animal: musculatura forte, uma mordida destruidora de ossos, caçadora em grupo, aparência assustadora, bem como seu grito. porém, apesar de tudo isso, esse animal predominantemente se alimenta de restos deixados por outros predadores. Carniça é o seu prato principal.

Não vou ofender aqui esses animais. Irei apenas tomar algumas de suas características para "metaforizar" com alguns de nossos colegas "homo sapiens sapiens" (O "homem que sabe que sabe" - será?).



Infelizmente passamos por um processo histórico-político ímpar na na sociedade brasileira. Diante de tantos retrocessos pré e pós Impeachment, me assusta o número de pessoas imbecilizadas diante do mal que já se faz presente e que ainda virá com mais força. Medias Provisórias, Projetos de Lei, arbitrariedades e outros tipos de aberrações estão destruindo Democracia e de certa maneira tambéma sociedade como um todo. diante desses "pacotes de maldades" (para mim pouco importa sua origem, se foi no Governo Dilma ou Temer), a reação deveria ser, a priori, de questionamento e resistência diante de tais fatos. Felizmente existem aqueles que ainda resistem e lutam por um mundo melhor, mesmo que isso beneficie até mesmo aqueles que lhes são contrários. Contudo, devemos estar atentos às "hienas" que nos cercam.

Me impressiona o volume de pessoas que se deliciam com a crise. Se fossem os envolvidos que se beneficiassem dela, não me surpreenderia, mas são muitas pessoas que também sofrem os danos causados por esse momento e que simplesmente riem. Estão vivendo de restos, são explorados e destituídos, e simplesmente soltam seus risos esganiçados.

E o volume de jovens com essa atitude também impressiona. Não se trata somente da ALIENAÇÃO propriamente dita. Ainda não sei como analisar esse fenômeno, apenas fazer essa breve comparação: como é possível pessoas com tamanho potencial crítico e de experiência de vida deleitar-se diante de cenário como esse?

O TORNAR-SE HIENA está aí.

Mil perdões às Hienas pela comparação. Elas são melhores que nós.

1 comment:

  1. Genial! Muito mais que alienação é a insanidade de se satisfazer com restos e gritar em grupo para se auto afirmar.

    ReplyDelete