Wednesday, September 07, 2011

"INDEPENDÊNCIA OU..." Espere um pouco. É melhor olhar de novo...

Olá Pessoas...

Acordei inspirado para falar da data de hoje, 07/09/2011 - 189 anos de Independência do Brasil. Poderia escrever linhas e linhas a respeito do assunto, mas vou deixar as imagens falarem mais do que as palavras.

Observem a imagem abaixo:


Lindo Quadro não? Se eu perguntasse para qualquer leitor desatento, na data de hoje, qual quadro seria esse, obviamente a resposta seria: "É o quadro do Pedro Américo - Independência ou Morte".

Ledo engano meus caros, isso se trata de um quadro de Ernest Meissionier sobre a vitória de Napoleão na batalha de Friedland em 1807.

Plágio? Coincidência? Não vou ficar aqui levantando bandeiras ou criando polêmicas, mas alertar para um detalhe: a falta de patriotismo do brasileiro, tão duramente criticada por acadêmicos e populares (inclusive esse blogueiro que vos escreve) será gratuita? Não será ela uma manifestação de que a população ao longo de sua história não é tão tola quanto aparenta?

Para mim, a chave está na questão da identificação: um povo que se identifica com os seus, tende a promovê-los.


Apesar de ser um exemplo banal, e que muitos poderiam recorrer ao argumento frankfurtiano da Indústria Cultural, e que eu certamente considero, peguemos as apresentações da Seleção Brasileira em eventos como a Copa do Mundo e comparemos com as manifestações cívicas como a do 7 de setembro: quem vai às ruas percebe a nítida diferença entre a obrigação e o prazer.

Ambos os sinais podem ser fabricados, mas a identificação do povo com seus "símbolos nacionais" fica evidente... seria interessante não subestimarmos tanto o senso comum ou a sabedoria popular....

Abraços a todos!

2 comments:

  1. Anonymous11:47 AM

    Excelente análise meu caro... corroboro que a chave é a identificação, também concordo que as manifestações cívicas - dia da independência, da Proclamação da Republica, dia da Bandeira - que é esquecido, entre outros, são um fardo para a sociedade, pois como está salientado no texto, que em apresentações da Seleção Brasileira de Futebol o entusiasmo, o Pendão da Esperança é ostentado com orgulho, e suas cores estão em toda parte. E por fim quanto ao quadro, tudo no país é "influênciado" pelo velho continente, da mesma forma que o quadro "Tiradendes Supliciado", que se não me engano também é de Pedro Américo, que o alferes mineiro tem os traços de Jesus, em suma o que quero dizer, o povo brasileiro, até sua intelectualidade, ou pseudo intelectualidade, prefere adaptar as coisas existentes para a realidade brasileira, o que popularmente chamamos de jeitinho brasileiro.

    ReplyDelete
  2. Compartilhamos as mesmas opiniões Mário! Um abraço!

    ReplyDelete