Friday, January 06, 2012

Dia de Reis e Tolerância

Prezados amigos...

Muito se passou e cá estou eu de volta postando algo que julgasse interessante refletir.

Hoje, dia 06/01, segundo a tradição católica, é comemorado o Dia de Reis. Como diria o grande cantor e "filósofo" Tim Maia: "Estava meio esquecida, mas é o dia da festa de Santo Reis...."

No entanto, não vim até aqui para falar sobre religião, teologia ou nenhum tipo de doutrina. Resolvi aproveitar o ensejo para utilizar a representatividade da data religiosa para falar sobre um assunto importante que é o da TOLERÂNCIA.

Segundo a tradição católica, três Reis teriam vindo de regiões diferentes para adorar o Cristo.

                          
                                                   Adoração dos Magos, Andrea Mantegna, 1495.


A pintura acima, de Andrea Mantegna, do Séc. XV, baseia-se na teoria de São Beda, o venerável, (672-735) que afirmava que os três reis que visitaram o Menino Jesus teriam traços raciais distintos.

Além da análise iconográfica, fica óbvio que não eram judeus, e nem vou me ater à discussão de que eram "magos" realmente ou não.

Apenas quero salientar que poderiamos utilizar-nos dessa passagem peculiar para nos atermos às questões de tolerância: vejamos alguns itens que podem ser levados em conta:

1 - Pessoas de regiões diferentes, convivendo harmoniosamente;

2 - Pessoas de traços fisionômicos diferentes, convivendo hamorniosamente;

3 - Pessoas de religiões diferentes, convivendo harmoniosamente;

Desconsiderando o aspecto teológico dessa passagem, nós poderíamos considerar a importância da tolerância que esse momento representa, e construirmos uma sociedade menos desigual e mais justa.

Parece um chavão, mas não poderia deixar de me valer disso para deixar essa mensagem.

Abraços!!!

No comments:

Post a Comment