Saturday, March 26, 2011

Bullying também é uma violência simbólica e requer atenção. Lembrando Pierre Bourdieu

Olá a todos... 


Durante esses dias estive vendo e revendo o caso do aluno australiano Casey Heynes, que reagiu a uma provocação de um colega e depois em uma entrevista afirmou sofrer diversos tipos de constrangimentos desde os primeiros da escola. Com esse evento a discussão em torno do Bullying volta à tona.



Ao procurar algum site mais didático para poder explicar o fenômeno do Bullyng, encontrei na página do Brasil escola http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm uma explicação bem viável para o termo:

"Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder".

 

Contudo, como sociólogo, não posso deixar de remeter a um autor pouco estudado nas escolas de Ensino Médio, talvez pelo próprio despreparo dos elaboradores dos materiais, mas enfim... Estou falando de Pierre Bourdieu (1930-2002) que aborda um tema que contribui para a discussão em torno do bullying, que é o conceito de "violência simbólica". Segundo Bourdieu, em seu livro "O poder simbólico", a violência simbólica é o

“poder invisível o qual só pode ser exercido com a cumplicida-
de daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem”



Infelizmente, os meios de comunicação, principalmente através do caso do menino Casey vêm direcionando a discussão em torno da violência física, mas a violência simbólica também deve ser levada em consideração e talvez seja tão ou mais violenta que a agressão física. É importante que fiquemos atentos a isso. É um mal que vem se proliferando a longo prazo, pois as consequências só serão vistas depois de vários anos.

E antes que me perguntem... sim, eu fui vítima de Bullying também... eu era o garoto que todo mundo queria pegar na saída... seria cômico se não fosse trágico, agora estou aqui, depois de tudo isso, fescrevendo sobre o assunto... IRÔNICO.

1 comment:

  1. Anonymous12:21 PM

    Parabéns pelo texto prof. Árife.

    Gosto do trabalho de Bourdieu, apesar de ser de difícil leitura e compreensão. Estou escrevendo minha dissertação de Mestrado sobre o Bullying na perspectiva da juventude e a violência simbólica.
    Estou sofrendo, mas...adorando Bourdieu.

    Cordialmente,

    Sirley

    ReplyDelete