Monday, April 25, 2011

Entrevista do sociólogo Árife Amaral Melo para a REVISTA DA FOLHA.

Olá pessoas....

Em setembro do ano passado, fui entrevistado peso site da "Revista da Folha", onde falei um pouco sobre religião e gostaria de deixar aqui para compartilhar com os leitores do blog.

Abraços!


06/09/2010 - 14h42

Arianismo não coloca em risco a doutrina católica; ouça sociólogo

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

No quarto século da Era Cristã, Ário, bispo de Alexandria, negava a natureza divina de Cristo, ou seja, professava a ideia de que existe apenas um Deus e Jesus é seu filho e instrumento, contrariando aqueles que acreditam na trindade divindade.
Divulgação
Volume mescla suspense, religião, história, arte, documentos e rituais
Volume mescla suspense, religião, história, arte, documentos e rituais
Na época, a teologia católica ainda não era bem definida, muitas teorias diferentes ou conflitantes disputavam a preferência dos fiéis e dos sacerdotes. No Concílio de Nicéia, ocorrido em 325, decidiu-se adotar a versão da trindade e da natureza divina do messias, fortalecendo, assim, o mistério da concepção virginal de Maria.
O Concílio de Constantinopla, realizado no ano de 381, reafirmou a ortodoxia de Nicéia e condenou a hipótese do alexandrino, que passou a ser considerada uma heresia. Apesar de ter sobrevivido até o século sete, o arianismo entrou em declínio.
Após um período no esquecimento --pelo menos para a maioria--, a proposta reapareceu, certas vezes disfarçadas, em livros e filmes, como "A Última Tentação de Cristo" e "O Código da Vinci". Aliado a isso, os escândalos de pedofilia envolvendo membros do clero enfraquecem e comprometem a imagem do Vaticano.


Procurado pela Livraria da Folha, o sociólogo Árife Amaral Melo esclareceu que o arianismo da literatura não provoca efeito comprometedor à teologia católica. Elementos externos desse gênero não são comparáveis aos danos causados por escândalos de pedofilia, por se iniciar dentro da igreja. Ouça o especialista.


 Agradeço a todos que sempre presitigam o blog...

Abraços!




No comments:

Post a Comment