Saturday, April 16, 2011

Violência, Crime e o nosso velho amigo Durkheim...

Olá pessoas...

Depois de um certo tempo afastado do blog, não poderia deixar de retornar sem abordar os ultimos acontecimentos tão realçados pela mídia. Estou falando sobre o caso das mortes ocorridas na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, onde o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, ceifou a vida de vários adolescentes e depois a sua própria.

Não pude deixar de comentar com meus alunos sobre o ocorrido e a figura "ultrapassada" de Durkheim vem à tona. É óbvio que não quero aqui fazer nenhuma apologia ao positivismo durkheimiano, mas não posso deixar de atribuir ao "Pai" da Sociologia seu papel de relevância nas análises sociais.

Quando Émile Durkheim analisa os fatos sociais, tidos como gerais, coercitivos e exteriores ao indivíduo, um destes que mais causa polêmica e que é considerado um "Fato Social Normal"pelo autor, é o Crime. Segundo Durkheim,

"O crime não se observa só na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma em que haja criminalidade." Portanto, podemos concluir que desde que o crime não venha a desempenhar nenhum transtorno social, o memso considera-se normal".

No entanto, o sociólogo considera que há determinados limites a serem aceitos para que se constitua normalidade. É nesse momento que há a necessidade de delimitação do que pode ser considerado um "Fato Social Patológico":

"Pode, sem dúvida, acontecer que até o crime tome formas anormais; é o que acontece, quando, por exemplo, atinge uma taxa exagerada. Efetivamente não há duvida de que esse excesso é mórbido. O que é normal é simplesmente que exista uma cirminalidade, contanto que atinja e não ultrapassse para cada tipo social um certo nível que talvez não seja impossível fixar de acordo com as regras precedentes". 


Tomando a explicação durkheimana como base, cabe uma reflexão que gostaria que todos os leitores desse blog pudessem fazer: Por que determinandos acontecimentos como esse, apesar de gerar grande comoção, estão se tornando cada vez mais corriqueiros?

Quero deixar claro novamente que não sou adepto do positivismo de Durkheim, mas sua contribuição para a delimitação de "Normal" e "Patológico", tem muito a nos propor em matéria de pararmos um pouco de pensar somente nos acontecimentos que nos afetam enquanto pessoas. e começarmos a ver ao nosso redor que nossa sociedade não está tão saudável quanto aparenta.

No mais, é um desabafo, e caso sinta necessidade, ainda poderei estar editando esse tópico, ou criando um novo.

Abraços!

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Anonymous11:02 AM

    Excelente!
    Gostei muito. Também não sou um adepto ao positivismo de Durkheim, mas esta mais que claro que suas teorias nos ajudam a analisar o que esta acontecendo em nossos dias.
    Muito atual! Parabéns!

    ReplyDelete